Região

Parque Nacional do Caparaó


O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros. Abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).O Parque possui 26.000 hectares de área.
O parque está localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais e ocupa sete cidades do lado capixaba e quatro do lado mineiro. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo.1 Os maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando-se o Pico da Bandeira,que e visivel da pousada, com 2.892 metros, e o Pico do Calçado com 2.849 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.
Este parque é uma das mais representativas áreas de Mata Atlântica em território capixaba, que além de cobrir boa parte da Serra do Caparaó, também é encontrada nas encostas das Serras do Castelo, do Forno Grande e da Pedra Azul. A Serra do Caparaó é uma ramificação da Serra da Mantiqueira, se interligando com as Serras do Brigadeiro e do Pai Inácio em Minas Gerais.

 

Parque Estadual da Pedra Azul


Parque nacional localizado no estado do Espirito Santo, no município de Domingos Martins, com altitude média de 1350mts, possuí uma área de 10.000 hectares, apenas 5% do parque é aberto a visitação, e abriga a Pedra Azul e a Pedra das Flores, importantes afloramentos de granito e gnaisse, cartões postais do estado, por causa de sua beleza espetacular, com respectivamente 1822 e 1909mts, por passarem a maior parte do tempo encobertas pelas nuvens, há um micro-clima super-úmido e frio em seu topo, isso faz com que muitas plantas, especialmente flores e orquídeas cresçam em seu topo (dai o nome), o parque foi tombado como Reserva Florestal em 1961, passou ao status de parque estadual em 1981, e virou parque nacional em 1996.
A região com rica biodiversidade e diversas espécies endêmicas, foram catalogados 182 espécies de aves endêmicas (que só existem naquele lugar) 51 espécies de bromélias endêmicas, e 26 espécies de orquídeas endêmicas, no parque existem muitas cobras, veados, macacos, preguiças algumas onças e muitas aves, com atenção para as Andorinhas de colar Branco, que migram para região durante os meses de junho a julho, quando a temperatura na região fica na casa de 0°C, elas fazem suas tocas e se reproduzem em cavernas, na Pedra Azul, a vegetação original é a Mata Atlântica , com árvores que chegam a 25 metros, a muitas bromélias, samambaias e orquídeas.
No parque, ficam localizadas as nascentes do Rio Jucu, braço norte e braço sul, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória, além da existência de vários lagos, cachoeiras e piscinas naturais.
O parque fica localizado no distrito de Pedra Azul do Aracê, região que apresenta um clima que é considerado como terceiro melhor do mundo.

Parque Estadual do Forno Grande


Localizado no município de Castelo, Espírito Santo. O Pico do Forno Grande, com 2.039 metros de altitude, é a principal atração do parque. O parque é administrado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), Espírito Santo.
Possui entre suas atrações o Centro de Visitantes, com uma rica coleção da fauna local, além de auditório para realização de cursos, palestras e atividades educativas para a comunidade do entorno.
O parque possui um sistema de trilhas que possuem atrativos diversificados, onde podemos destacar:
» Trilha da Cachoeira: relevante queda dágua, a menos de 200m do início da trilha.
» Trilha da Santinha: tem como principal atrativo a gruta com uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, colocada pelo guarda ambiental Alair Tedesco, que trabalha há mais de 20 anos da unidade.
» Trilha dos Poços Amarelos: tem como destaque a presença de um conjunto de piscinas naturais de água de cor amarelada devido a presença do ferro. Além disso, é um mirante natural que permite visualizar o entorno do Parque e a famosa Pedra Azul.
» Trilha do Mirante da Pedra Azul: a cerca de 1500m de altitude, é possível avistar o Pico da Bandeira, que fica no Parque Nacional do Caparaó, a Pedra Azul (Parque Estadual da Pedra Azul), e a Pedra das Flores. A altitude da Pedra das Flores é de 1.909 metros.
» Trilha do Pico do Forno Grande: leva ao pico do forno grande, a 2039m de altitude. Encontra-se interditada, sendo realizado estudo pelo IEMA para sua possível reabertura.